
![]() |
Notas de consideração à carreira do artista Foram dirigidas ao Artista notas de proeminente consideração relativamente à sua carreira. Estas observações, são uma recolha recente, constando em criticas e cartas pessoais
|
Mons. Gabriele Caccia, por S. S. O Papa Bento XVI quando tomou conhecimento do Painel "Salve Regina" e do percurso do artista:
“...Sua Santidade o Papa João Paulo II confiou-me o Honroso encargo de ser intérprete do Seu agradecimento pelo Significativo Preito e ao mesmo tempo de lhe Transmitir os Seus Votos de maiores Felicidades para a sua vida, pedindo a Deus que ilumine Sempre com a Esperança os seus passos, tornando-os incansáveis na prática do bem. O Sumo Pontífice envolvendo o Senhor Óscar e seus familiares na sua solicitude de Pastor Universal, confirma estes votos e preces com uma particular Bênção Apostólica…”. Suas Altezas Reais, Os Duques de Bragança: “...Vimos dar-lhe os parabéns...em como conseguiu criar uma obra tão completa em todos os campos artísticos…! Mons. Cón. Dr. Eduardo de Melo, após a inauguração do retrato de S.S. o Papa João Paulo II: “… mereceu especial atenção o maravilhoso quadro do Papa João Paulo II, que tivemos a feliz ideia de te encomendar. Ficamos contentes e sentimos também, o apreço e a felicidade das pessoas que tiveram a dita de te observar a obra da tua autoria. De tudo demos informação e saliento, igualmente, a nossa satisfação pelo facto de teres recebido a honr da carta de Sua Santidade. Com a certeza de que continuarás a concretizar a tua inspiração e arte em obras de alto mérito,…” Mons. Eduardo de Melo quando do início do projecto “Diário de um sonho”: “ O acontecimento artístico será uma espécie de “coroa de louros” para ti e da qual és justo merecedor. Dr.ª Luísa Teresa Ribeiro, Jornalista: “...desde cedo a pintura, foi a arte que abriu o caminho para outro mundo, o da Alta Costura. A afirmação de Óscar Casares enquanto artista e criador deve-se ao seu talento, à sua originalidade e constante procura da perfeição, onde nenhum detalhe é deixado ao acaso…”.
“… desejo que o prosseguimento da sua carreira a nível internacional seja um êxito…”. Óscar Casares é reconhecido também no meio social mais elevado e restrito, sendo frequentemente convidado para eventos de alto nível, em Embaixadas, festas sociais e congressos. Como exemplo, temos o convite dirigido por S.ª Aª Imperial, Otão de Absburgo e pela fundação D. Manuel II quando do evento promovido pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Doutora Lourdes Magalhães – (Artista Plástica, Licenciada pela E.S.B.A.P.): Conheci o Oscar Casares como aluno de Oficinas de Artes e imediatamente verifiquei a enorme diferença que fazia da maior parte dos seus colegas.
Doutora Maria Teresa Palmeira de Araújo Gonçalves (Lic. História e Ciências Sociais e Professora de História da Arte) - Braga, 7 de Março de 1998. Creio poder afirmar-se, excepção feita actualmente a Luís Pinto Coelho, que aliás Oscar Casares assume como uma das suas mais directas influências, não existir uma tradição de Arte do Retrato em Portugal.
|
|
Voltar... |