Notas de consideração à carreira do artista

Foram dirigidas ao Artista notas de proeminente consideração relativamente à sua carreira. Estas observações, são uma recolha recente, constando em criticas e cartas pessoais

Mons. Gabriele Caccia, por S. S. O Papa Bento XVI quando tomou conhecimento do Painel "Salve Regina" e do percurso do artista:

" Com a expressão de vivo reconhecimento pela amabilidade havida, Sua Santidade o Papa Brnto XVI implora a abundância das graças divinas sobre os seus passos de bem-fazer para que sejam coroados de êxito sob a protecção da Virgem Mãe."



Mons. Gabriele Caccia, por S. S. O Papa João Paulo II:

   “...Sua Santidade o Papa João Paulo II confiou-me o Honroso encargo de ser intérprete do Seu agradecimento pelo Significativo Preito e ao mesmo tempo de lhe Transmitir os Seus Votos de maiores Felicidades para a sua vida, pedindo a Deus que ilumine Sempre com a Esperança os seus passos, tornando-os incansáveis na prática do bem. O Sumo Pontífice envolvendo o Senhor Óscar e seus familiares na sua solicitude de Pastor Universal, confirma estes votos e preces com uma particular Bênção Apostólica…”.


Suas Altezas Reais, Os Duques de Bragança:

   “...Vimos dar-lhe os parabéns...em como conseguiu criar uma obra tão completa em todos os campos artísticos…!
Parabéns mais uma vez, pela sua obra e pelo exemplo de criatividade, Bom gosto e Profundidade que transmitiu a Portugal e que de certeza, inspirou tantos Portugueses…”.


Mons. Cón. Dr. Eduardo de Melo, após a inauguração do retrato de S.S. o Papa João Paulo II:

    “… mereceu especial atenção o maravilhoso quadro do Papa João Paulo II, que tivemos a feliz ideia de te encomendar.

   Ficamos contentes e sentimos também, o apreço e a felicidade das pessoas que tiveram a dita de te observar a obra da tua autoria.

   De tudo demos informação e saliento, igualmente, a nossa satisfação pelo facto de teres recebido a honr da carta de Sua Santidade.

Com a certeza de que continuarás a concretizar a tua inspiração e arte em obras de alto mérito,…”


Mons. Eduardo de Melo quando do início do projecto “Diário de um sonho”:

   “ O acontecimento artístico será uma espécie de “coroa de louros” para ti e da qual és justo merecedor.
Que tudo te decorra a teu grado.
Renovo os meus cumprimentos e auguro felicidades. O teu mui dedicado,
Mons. Eduardo de Melo”


Dr.ª Luísa Teresa Ribeiro, Jornalista:

    “...desde cedo a pintura, foi a arte que abriu o caminho para outro mundo, o da Alta Costura. A afirmação de Óscar Casares enquanto artista e criador deve-se ao seu talento, à sua originalidade e constante procura da perfeição, onde nenhum detalhe é deixado ao acaso…”.



Giovani Biagioni, Embaixador de Itália a quando da apresentação do Projecto:

“… desejo que o prosseguimento da sua carreira a nível internacional seja um êxito…”.

   Óscar Casares é reconhecido também no meio social mais elevado e restrito, sendo frequentemente convidado para eventos de alto nível, em Embaixadas, festas sociais e congressos. Como exemplo, temos o convite dirigido por S.ª Aª Imperial, Otão de Absburgo e pela fundação D. Manuel II quando do evento promovido pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.


Doutora Lourdes Magalhães – (Artista Plástica, Licenciada pela E.S.B.A.P.):

  Conheci o Oscar Casares como aluno de Oficinas de Artes e imediatamente verifiquei a enorme diferença que fazia da maior parte dos seus colegas.


  Tive, por isso, de aferir o aluno por outras medidas, resultantes de um mais aprofundado conhecimento da sua personalidade, muito para além do mero contacto formal das aulas.


  Um aluno atento, meticuloso, um investigador em termos formais e matéricos.


  O belo não passa por ele sem o sentir e, no belo, trabalha por excelência o corpo de mulher.
Existem os defensores das mulheres gordas e pujantes, que vai de Rubens e Rembrant a Maillol e Renoir; todavia, o Oscar tem o seu próprio ideal. «Mulher» e «Senhora», «Prostituta» e «Mãe». As mulheres são representadas belas, suaves e, ao mesmo tempo, têm um efeito ameaçador através da sua sensualidade.


  A divisão da imagem da mulher numa imagem virtuosamente casta, por um lado, e numa imagem sensual. Por outro, reflecte uma divisão social real. Elas alegorizam a Natureza instintiva, incontrolada e selvagem do seu criador.


  O Oscar que conheci como aluno, e hoje, é o meu amigo Oscar Casares.


Doutora Maria Teresa Palmeira de Araújo Gonçalves (Lic. História e Ciências Sociais e Professora de História da Arte) - Braga, 7 de Março de 1998.

  Creio poder afirmar-se, excepção feita actualmente a Luís Pinto Coelho, que aliás Oscar Casares assume como uma das suas mais directas influências, não existir uma tradição de Arte do Retrato em Portugal.


  E, no entanto, a imagem humana, definida pela Arte do Retrato, influencia a forma como vemos a sociedade.


  Género característico do período que vai de finais da Idade Média até ao século XVII, a arte retratista emancipou-se no seu percurso de reflorescimento e renovação genuína da representação individualizada.


  Em Portugal, tivemos também, neste período, uma série de retratos, encomendas oficiais de governantes ou personalidades ligadas a grupos em fase de ascensão social. Mas estes pintores, estrangeiros ou episodicamente retratistas, não criaram entre nós uma escola nacional da Arte do Retrato.


  Mesmo no século XX, os poucos retratos existentes são de artistas associados a movimentos declaradamente figurativos.


  É pois de admirar a coragem deste jovem que, na frescura dos seus vinte anos, nos surge arriscando-se num género tão infinitamente complexo, atento, na sua já considerável qualidade técnica, à retórica gestual, ao vocabulário das posturas físicas e sobretudo às expressões faciais.


  Ultrapassando a atmosfera das representações pictóricas de atitudes mentais cuja teoria psicologizante exclui o espectador do mundo interior e misterioso dos personagens representados, Oscar Casares opta por identificar a pessoa na sua composição, propondo-nos um desafio de leitura que se sobrepõe à autonomia do indivíduo…


  …Oscar Casares não é, ainda, um grande pintor, mas a qualidade da sua técnica, raramente encontrada num jovem da sua idade, e que revela já um trabalho e uma dedicação apurados, e sobretudo esta ousadia de composição que desafia o público e nos envolve na sua «Arte do Retrato» são indícios muito prometedores de um futuro como «Artista do Retrato», caminho que, com tanta determinação, já escolheu como seu.

 


 



Voltar...
Termos de utilização  |  Homepage  |  Favoritos
Termos de utilização    |    Política de privacidade    |    Política de cookies    |    Resolução Alternativa de Litígios    |    Livro de Reclamações On-line